Esse post inicia uma série de publicações que faremos sobre Modelos de Pesquisa de Marketing, Monitoramento de Marcas e Conversações e Mensuração em Mídias Sociais.  O objetivo central é compartilhar e discutir pesquisas, processos, ferramentas, além de refletir sobre práticas realizadas no mercado nacional e internacional.

Interface entre Data Mining e Mídias Sociais:

A Mineração de Dados (Data Mining) consiste na prática de coletar e armazenar uma grande quantidade de dados para a realização de análises de padrões ao longo de um determinado período e contexto. Hoje, com a base informacional pública produzida em ambientes interacionais online, como as mídias sociais, temos a possibilidade de resgatar os rastros deixados pelos  usuários, compreender um pouco mais alguns comportamentos, cenários e hábitos existentes para, com base nisso, realizar tomadas de decisão.

Esses ambientes online nos permitem ir além de um simples canal/ferramenta de comunicação ou marketing. São ambientes de sociabilidade, espaços de construção identitária nos quais selamos relações, imprimimos desejos, partilhamos experiências culturais e registramos tudo isso e muito mais, através de  fotos, vídeos, depoimentos, tweets, posts, comentários etc. É nesse contexto que a Mineração de Dados dialoga fortemente com as Mídias Sociais, permitindo que organizações possam obter insumos para a inteligência competitiva.

Ou seja, a partir do momento em que empresa/marcas podem ‘ouvir’ na web o que as pessoas falam, desejam, pedem, reclamam, elas, também, serão mais assertivas no momento em que precisarem agir (de forma reativa ou pró-ativa). Se podemos compreender hábitos e comportamentos em diferentes ambientes online, podemos melhorar não apenas a mensagem que chega até o público de interesse, mas, também, o modo como interagimos e nos relacionamos com esse público. Práticas como o Monitoramento, Pesquisas (Surveys, Enquetes etc.), Web Analytics, Mensuração, Netnografia, entre outras, tomam para si técnicas de Data Mining para coletar os dados que serão lapidados através da interpretação.

Com isso, fica aqui a primeira lição! Precisamos: transformar dados em informação e, depois, transformar informação em conhecimento.

Para quem tem interesse no assunto, segue abaixo algumas dicas de leitura:

a) Social Network Data Analytics
b) The Handbook of Online and Social Media Research

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    Comentários ( 3 )

    [...] Osvald Ramos Leia mais sobre Data Mining, Monitoramento e Mensuração em Mídias Sociais: – Reflexões sobre Mineração de Dados em Mídias Sociais – Monitoramento de Marcas e Conversações – Ferramentas Gratuitas para a Mensuração [...]

    Algumas apresentações sobre Data Mining e Mídias Sociais | Blog da PaperCliQ comentou em ago 31 11 às 10:35

    Gostaria de saber se já existe e onde posso achar a aplicação feita de data mining para as mídias sociais?
    Me interesso muito por esta área.
    Achei super bacana este post e a questão o data mining como excelente ferramenta.

    Amanda comentou em ago 29 11 at 20:26

    Olá, Amanda,
    sugiro testar a Rapid Miner – http://rapid-i.com/content/view/181/190/ ou mesmo ferramentas de monitoramento pleno como Radian6, Seekr, Scup, Livebuzz etc. que permitem a coleta e armazenamento de dados para análises de curto, médio e longo prazo.

    Abraços,
    Marcel Ayres

    Marcel Ayres comentou em ago 31 11 at 9:57

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