Segue, abaixo, um passo a passo para quem deseja utilizar os relatórios sociais do novo Google Analytics (GA) para avaliar os esforços realizados nas Mídias Sociais.

1) O primeiro passo é utilizar a nova versão do GA.

Caso ainda não esteja utilizando, basta clicar na opção “nova versão” que fica no topo da página. Sugerimos utilizar o GA em português para facilitar o entendimento deste post.

 

2) Identificando as fontes de tráfego:

Antes de criar um Segmento Avançado, faz-se necessário avaliar as principais fontes de tráfego do seu site. Para isso, clique em “Fontes de Tráfego” no menu da lateral esquerda. Em seguida, clique em “Visão Geral” e na tabela “Tráfego de Referência” tome nota das três principais mídias sociais que aparecem como fonte.

 

3) Criando um segmento avançado:

Você pode criar Segmentos Avançados para todas ou cada uma das mídias sociais que mais levam tráfego para seu site. Se você criar diversos segmentos, poderá compará-los posteriormente e explorar as diferenças entre os visitantes que interagem com o seu site em relação a cada fonte de tráfego (aqui, no caso, dependendo de cada mídia social).

Para criar a segmentação, vá no menu da lateral esquerda, na opção “Fontes de Tráfego“, e clique em “Segmento Avançado” no topo da página. Por fim, selecione o botão “Novo Segmento Avançado“. Ver abaixo:

 

Ao abrir a tela do Novo Segmento Avançado, logo no topo, dê um nome para seu segmento (Ex.: “Mídias Sociais” ou “Visitas das Mídias Sociais”). No botão “Ação do Evento“, selecione a opção “Origem” e no espaço ao lado adicione o endereço da mídia social que deseja rastrear.

Para inserir outras mídias como fonte de tráfego, clique em “Adicionar instrução “OR“. Veja no exemplo abaixo:

 

Para verificar se está tudo certo com sua segmentação e avaliar os dados de tráfego de cada mídia adicionada, clique em “Testar Segmento“. Por fim, basta clicar em “Salvar Segmento”.

Lembre-se, você pode usar este procedimento para avaliar o tráfego das principais mídias sociais, de mídias sociais específicas etc. e depois comparar os relatórios. Por exemplo, para avaliar uma variedade de mídias sociais de uma só vez, não é necessário criar diversos segmentos ou incluir vários origens no relatório. Em “Novo Segmento Avançado“, selecione a opção “Ação do Evento” e coloque “Origem” . Ao lado, onde está escrito “Que Contém“, coloque a opção “RegExp Correspondente” e, por fim, na parte branca, escreva o nome das mídias que deseja rastrear usando parênteses “()” e separando sem espaço usando a barra vertical “|“.

Exemplo:

(twitter|t.co|hootsuite|tweetdeck|bit.ly|facebook|plus.url.google|linkedin|youtube|flickr)

 

4) Análise

Pronto! Agora basta avaliar os dados rastreados e transformá-los em conhecimento através de análises comparativas e adição de contextos e interpretações. Para comparar tráfegos, por exemplo, você pode ir em “Fontes de Tráfego“, clicar em “Segmentos Avançados” e selecionar os segmentos que deseja comparar. Veja abaixo:

Fonte: Social Media Examiner


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